quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Sites do El País e Clarín

Tem sempre aquelas pessoas que insistem que matéria de internet tem de ser curta, rápida, sem muita frescurinha. A desculpa é a mesma: o internauta procura um meio rápido para saber o básico das notícias e não tem muita paciência para ler textos grandes. Parece que uns e outros notaram que as coisas não caminham bem por aí e resolveram dar uma reviravolta no mundo cibernético.

É o caso dos sites Clarín, da Argentina e El País, da Espanha. O tamanho do texto varia de acordo com a exaustão do assunto. Vídeo e áudio são comuns, utilizados pelos dois jornais. O dinamismo dos multimídias desperta o interesse do leitor em navegar a procura de outros recursos que aumentem o conhecimento da matéria. Quem tem mais a oferecer, sai na frente.

As notícias são facilmente visualizadas nos sites citados. Comparando os dois, o Clarín pode sair em desvantagem por, muitas vezes, colocar publicidade do mesmo tamanho e bem próxima aos vídeos, causando um pouco de confusão. No mais, ambos separam as editorias e os recursos em ícones no topo do site ajudando na busca do assunto. Além disso, as principais notícias ou as de última hora são de fácil acesso.

Quer ver matérias de outros anos? Basta clicar em outras edições. O Clarín disponibiliza até o ano de 1997 e El País até 1979, sem restrições. Cada um com um estilo, o click na manchete muitas vezes traz surpresas. No Clarín, pode vir acompanhado de fotos, áudios e listas de outras matérias sobre o assunto. O El País inova mais. Vem junto a gráficos, vídeos, áudios e ainda possibilita que o internauta busque o assunto em links de outros meios ou procure na web.


Cada um busca na criatividade uma nova forma de fazer jornalismo. O site espanhol possui dois recursos que diferencia do outro. Um é a opção “A fondo” que permite encontrar matérias, sites, vídeos sobre um único tema, trazendo a
profundidade jornalística. Outro é a opção “Gráficos” que facilita o entendimento do assunto por animações feitas a partir de imagens simples. Já o site argentino inova com a opção “Fotoperiodismo”.São slides de fotos sobre um determinado tema, com uma música de fundo. Alguns colocam frases no final da apresentação.

Por fim, não adianta muito ter todos esses recursos sem o direito de opinar. O El País dá chance para o leitor comentar todas as matérias. Além disso, dá opções de mandar mensagens para corrigir vídeos, tem enquetes, possui recursos para configurar a página do site e meios para construir um blog no espaço ao lado dos Blogs do El País. No Clarín, nem todas as matérias podem ser comentadas, mas também possui enquetes, espaço para blogs e carta ao leitor na opção de edição impressa.

Uns acertam mais que os outros.Mas o caminho para o jornalismo do futuro está bem perto daí. Para conferir os sites: http://www.elpais.com/ e http://www.clarin.com/